Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Caixa Leasing e Factoring
Grupo Caixa Geral de Depósitos
 
Características
Leasing
Vantagens
Características
Contabilização/Fiscalidade
Factoring
Vantagens
Características
CaixaMaistesouraria
Crédito
Vantagens
Características
Preçário
AdesaoPortalCliente
Acesso Rápido
Home | Factoring | Características
Características

O que é o "factoring"?
O "factoring" é um apoio financeiro continuado, através do qual o Cliente cede créditos à Caixa Leasing e Factoring (Factor). A Factor obtém uma remuneração percentual sobre o respetivo valor de créditos cedidos, e prestará os serviços de investigação, controle e cobrança, assumindo, em determinadas condições, o risco de insolvência dos devedores, podendo a pedido do cliente, efetuar uma antecipação sobre o montante dos créditos cedidos a troco do recebimento de um pagamento calculado com base na aplicação de uma taxa de juro sobre os referidos montantes.


Que tipo de contratos de “factoring” existem?
Fundamentalmente existem duas modalidades relativamente ao “factoring”:

Gestão e cobrança de créditos sem adiantamento – em que o Cliente/Aderente, cede a respetiva faturação à Caixa Leasing e Factoring, que por sua vez procederá à respetiva gestão e cobrança. Após a respetiva boa cobrança junto dos Devedores o produto cobrado será entregue ao Cliente/Aderente. Esta modalidade, na sua essência, corresponde a promover o “outsourcing” do serviço de cobranças e controlo dos créditos.

Aquisição de créditos com adiantamento – em que o Cliente/Aderente cede os seus créditos sobre Devedores previamente aceites pela Caixa Leasing e Factoring a qual ao adquirir estes créditos paga, em antecipação, o montante acordado.

Dentro destas modalidades ainda se distinguem a possibilidade de os créditos tomados poderem ser com recurso ou sem recurso. Neste último, o risco de insolvência do Devedor é assumido pela Caixa Leasing e Factoring a qual na impossibilidade de cobrar o crédito devidamente confirmado pelo Devedor não o poderá exigir ao Cliente/Aderente.


A quem se destina este produto financeiro?
Este produto destina-se a todas as Empresas, incluindo empresários em nome individual.


Como funciona este serviço?
A Caixa Leasing e Factoring celebra com o Cliente/Aderente um contrato de Aquisição de Créditos, selecionando de seguida os Devedores sobre os quais será feita a operação, fixando os respetivos plafond’s.

Após esta seleção, os Devedores são notificados pela Caixa Leasing e Factoring através de carta emitida pelo Cliente/Aderente, informando-o da cedência dos créditos à Caixa Leasing e Factoring e de que os pagamentos deverão ser feitos diretamente à Caixa Leasing e Factoring.

A Caixa Leasing e Factoring promove conforme o tipo de contrato celebrado os seguintes serviços:

- Cobrança de créditos sobre os seus devedores
- Gestão de contas correntes com os seus devedores
- Esforço de cobrança
- Análise de crédito
- Apoio comercial e jurídico
- Adiantamento de faturas


Que tipo de informação a Caixa Leasing e Factoring disponibiliza ao Ciente/Aderente?

A Caixa Leasing e Factoring fornecerá ao Cliente/Aderente a relação diária das cobranças, os extratos mensais dos saldos dos Devedores e os extratos mensais descritivos da conta corrente.
A pedido do Cliente/Aderente, a Caixa Leasing e Factoring poderá disponibilizar o acesso à informação referida no número anterior através da Internet.


Que benefícios resultam para os Aderentes?
A cessão dos créditos sobre terceiros à Caixa Leasing e Factoring permite às empresas:

- Libertarem-se da carga administrativa inerente ao processo de cobrança de faturas, acompanhamento dos devedores, comunicações, emissão de avisos e recibos, permitindo-lhes canalizar as energias disponíveis para as áreas produtiva e comercial;

- Terem a garantia de um maior poder negocial junto de fornecedores e a racionalização da gestão de tesouraria, pela certeza das receitas;

- Reduzirem eventuais prejuízos com incobráveis;

- Terem acesso a uma taxa de juro mais favorável no crédito em conta corrente na CGD.

 

O que é a "Gestão de Pagamentos"?
A "Gestão de Pagamentos" é um serviço continuado, através do qual o Cliente (Devedor) emite ordens de pagamento à Caixa Leasing e Factoring (Factor). A Factor obtém uma remuneração percentual sobre o respetivo valor das ordens de pagamento, e prestará os serviços de atendimento a fornecedores, controle de pagamentos, elaboração e emissão dos documentos de pagamento, correspondência a fornecedores, e em determinadas condições, o cliente poderá contratar uma linha de crédito especial, ou utilizar uma já existente, para que no vencimento das faturas, seja automaticamente utilizado o crédito.


A quem se destina este produto financeiro?
Este produto destina-se a todas as Empresas, incluindo empresários em nome individual.


Como funciona este serviço?
A Caixa Leasing e Factoring celebra com o Cliente/Devedor um contrato de Gestão de Pagamentos, fixando-se o respetivo plafond de crédito e selecionando de seguida os fornecedores sobre os quais será feita a operação.

Sempre que a Caixa Leasing e Factoring receba ordens de pagamento do seu cliente dentro da antecedência acordada, emite uma carta ao fornecedor com detalhe das faturas que vão ser pagas e com as condições e procedimentos para uma eventual antecipação do pagamento.


Que tipo de informação a Caixa Leasing e Factoring disponibiliza ao Cliente/Devedor?
A Caixa Leasing e Factoring fornecerá ao Cliente/Devedor os seguintes documentos: Diário de pagamento, Carta de acompanhamento, Extractos mensais e recibos de amortização.


Que tipo de informação a Caixa Leasing e Factoring disponibiliza ao Fornecedor?

A Caixa Leasing e Factoring fornecerá ao Fornecedor os seguintes documentos: Carta da receção da ordem de pagamento e diário de pagamento.


Que benefícios resultam para os Clientes/Devedores?

A Gestão de Pagamentos a fornecedores à Caixa Leasing e Factoring permite às empresas:

- Libertarem-se da carga administrativa inerente ao processo de pagamento de créditos a fornecedores, acompanhamento dos fornecedores, comunicações, emissão de documentos de pagamento, permitindo-lhes canalizar as energias disponíveis para as áreas produtiva e comercial;

- Terem a garantia de um maior poder negocial junto de fornecedores e a racionalização da gestão de tesouraria, pela certeza de pagamento dada ao fornecedor;

- Flexibilização da gestão do passivo Comercial


Home | Quem Somos | Taxas | Indicadores | Mapa do Site | Contactos | Preçário | Governo da Sociedade | Livro de Reclamações